Noticias

Sesi Caxias promove exposição com foco no meio ambiente

Sesi Caxias promove exposição com foco no meio ambiente

 O Sistema Firjan, através do Sesi Cultural, promove de 20 a 29 de junho, das 9h às 19h, a exposição Eco-Surreal, com obras do ateliê Arte e Fato.

A mostra, que conta com apresentações do artista Paullo Ramos, tem como foco o meio ambiente, demonstrando como a pintura pode gerar a sensibilização e a reflexão do público sobre o tema.

A classificação é livre e a entrada é franca. O Teatro Sesi Duque de Caxias fica na Rua Artur Neiva, 100, bairro 25 de Agosto. Mais informações pelo telefone (21) 3672-8341.


__________________________________________________________________________________

Baixada se prepara para a Rio+20

Baixada se prepara para a Rio+20


A Baixada Fluminense vai apresentar projetos sustentáveis para preservação do meio ambiente e debater soluções na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio. As pautas serão apresentadas e discutidas no Seminário ‘Baixada a 1.000 na Rio+20’, que será realizado no Mont Blanc Apart Hotel, em Duque de Caxias. Da conferência da ONU participarão os seis municípios membros do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos, formalizado no dia 31 de maio, em Nilópolis, com a participação do secretário estadual de Meio ambiente Carlos Minc. Dele participam os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

A primeira reunião visando o seminário foi realizada em Duque de Caxias nessa segunda-feira (04/06), com a presença de vários secretários municipais de Meio Ambiente: Samuel Maia, de Duque de Caxias; Renato Rabello, de Nilópolis; e Zilto Bernardo, de São João de Meriti. Na terça-feira (05/06), na universidade Uniabeu, em Nilópolis, o assunto voltou a ser discutido pelos secretários Samuel Maia, de Duque de Caxias, e Renato Rabello, de Nilópolis, que deram palestra para alunos do curso de direito. Desse encontro participou também Jorge Peta, que representou a secretária do Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelli.

Nesta quarta-feira (06/06), das 9h às 17h, as secretarias de Meio Ambiente participantes do consórcio intermunicipal se reuniram no Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para os retoques finais de seus planos municipais de resíduos sólidos. Do grupo de Duque de Caxias, participam também técnicos da Superintendência de Projetos Especiais (Supre).

O secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, disse que na Rio+20 também será discutido o recentemente fechado Aterro Sanitário do Jardim Gramacho: a indenização dos catadores, o passivo ambiental deixado na cidade e a degradação daquela região, ocupada por cerca de 20 mil pessoas. “Os paises participantes do encontro internacional vão conhecer o que vem acontecendo de bom e ruim na Baixada Fluminense. A partir da Rio+20 temos certeza que as autoridades olharão com mais atenção para a região, que vem sofrendo há muitas décadas com problemas ambientais. O Seminário ‘Baixada a 1.000 na Rio+20’ é um marco na governança metropolitana do Rio de Janeiro”, disse Maia durante palestra em Nilópolis.

__________________________________________________________________________________

 Participantes do Enem já podem se inscrever no Sisu


A partir de hoje (18/06), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever para disputar uma das 30.548 vagas em instituições públicas de ensino superior disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de vagas desta edição: 7.495 em 11 universidades e institutos federais de educação profissional.

O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, que são disputadas a partir do Enem. Os interessados podem consultar quais são os cursos disponíveis no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. Cinquenta e seis insituições participam neste ano.

Ao acessar o sistema, o candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Ao longo do período de inscrições, ele pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e sua classificação parcial. As opções de curso escolhidas previamente podem ser alteradas, se o candidato achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição. Cada alteração invalida a inscrição feita anteriormente.

Além do Rio de Janeiro, os estados com maior oferta de vagas no Sisu deste semestre são Minas Gerais (4.112), Paraná (3.394), Ceará (3.154) e Maranhão (2.708). Em Rondônia, apenas o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica participa do Sisu, com oito vagas.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 25 deste mês e os alunos selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino do dia 29 ao dia 2 de julho. Está prevista ainda uma segunda chamada para 6 de julho. Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será usada pelas universidades para selecionar os alunos em caso de sobra de vagas.

Confira a oferta de vagas do Sisu por estado:

Acre – 40 vagas
Bahia – 1.095 vagas
Ceará – 3.154 vagas
Distrito Federal – 90 vagas
Espírito Santo – 274 vagas
Goiás – 170 vagas
Mato Grosso do Sul – 909 vagas
Maranhão – 2.708 vagas
Minas Gerais – 4.112 vagas
Paraíba – 1.198 vagas
Paraná – 3.394 vagas
Pernambuco – 892 vagas
Piauí – 411 vagas
Rio de Janeiro – 7.495 vagas
Rio Grande do Norte – 1.426 vagas
Rio Grande do Sul – 1.251 vagas
Rondônia – 8 vagas
Roraima – 175 vagas
São Paulo – 1.080 vagas
Sergipe – 145 vagas
Tocantins – 521 vagas


__________________________________________________________________________________

 Faetec reinaugura unidade profissionalizante em Duque de Caxias

Faetec reinaugura unidade profissionalizante em Duque de Caxias


Duque de Caxias vai ganhar, nesta sexta-feira (25/05), uma unidade mais ampla e moderna da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) - Saracuruna, localizado no Ciep 229 - Cândido Portinari, será reinaugurado às 18h. Com terreno próprio de três mil metros quadrados, o Centro foi projetado para capacitar dois mil alunos por ano.

A primeira unidade da rede a oferecer cursos na área de Polímeros (plásticos) no estado é motivo de entusiasmo para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que ressalta a conquista da população de Caxias: “É a ampliação das oportunidades de emprego. É a realização de um sonho, de fazer Caxias referência de escola técnica e profissional de Polímeros”, disse o secretário.

Para o presidente da Faetec, Celso Pansera, a ampliação da unidade oferece bons resultados na capacitação de profissionais: “Caxias merece ter um espaço como o CVT Saracuruna, que conta com uma infraestrutura de excelência. Quem sai ganhando com essa aposta da Rede é a população, em especial os jovens e adultos que estão em busca de capacitação. Vamos continuar investindo em nossas unidades por todo o Estado a fim de viabilizar cada vez mais o acesso ao mercado de trabalho”, ressalta o presidente.

O CVT conta com salas amplas e arejadas, banheiros separados (funcionários, alunos e alunos portadores de necessidades especiais), uma ‘Praça da Ciência’, com televisão, cinco novos laboratórios (de Informática, Física, Química, Controle de Qualidade e de Máquinas de Transformação de Plástico). A unidade, anteriormente localizada na Praça do Rosário, também oferece uma ‘Faetec Digital’, espaço onde a população pode usar a internet para trabalhos e pesquisas.

A aluna do curso Técnico em Plástico Suzana Ribeiro da Silva, de 23 anos, acompanhou de perto as transformações e melhorias na unidade. “Mudamos para um espaço maior e agora temos vários laboratórios. O espaço anterior não permitia uma infraestrutura como essa. As empresas estão absorvendo nossa mão de obra, e saímos realmente preparados para trabalhar no mercado. Nossos professores são muito próximos, o que nos oferece acesso as informações de forma prática”, disse ela.

Quanto aos cursos oferecidos na unidade, os interessados podem recorrer às áreas de Reciclagem de Plásticos e de Informática, novidades na grade. Inicialmente o CVT Saracuruna oferece capacitação em Informática I; Montagem e Manutenção de Computadores; Auxiliar em Administração de Redes; Operador de Editoração Eletrônica; Assistente Administrativo; Operador de Telemarketing; Operador de Injetora e Extrusora de Plásticos; Estoquista ou Almoxarife; Reciclagem de Polímeros; e Inglês e Espanhol. Aqueles que já concluíram o Ensino Médio podem optar pelos cursos Técnicos em Plásticos e em Informática, ambos nas modalidades de concomitância externa e subsequente.

Para concorrer às vagas ofertadas pela Faetec, basta ficar atento ao site da Rede – http://www.faetec.rj.gov.br - que comunica a abertura de inscrições.

A unidade fica situada no Ciep 229 – Cândido Portinari, Rua Cândido Portinari, S/N, em Saracuruna, Duque de Caxias.



__________________________________________________________________________________

 Faetec inaugura canteiro escola no aterro sanitário de Jardim Gramacho

 Faetec inaugura canteiro escola no aterro sanitário de Jardim Gramacho


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, oferecerá treinamento profissional no entorno do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. As inscrições, gratuitas, serão abertas no dia 04/06 e podem ser feitas no próprio local, onde será instalado um polo de atendimento. O prazo vai até 15 de junho. A inauguração do espaço será neste sábado (02/06), às 10h.

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente (Sea), vai oferecer 1.320 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos com o objetivo de requalificar os profissionais que dependiam das atividades econômicas da área, principalmente os catadores de materiais recicláveis.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o projeto Canteiro Escola é uma esperança real e imediata de qualificação profissional. “Os trabalhadores que dependiam do aterro para sua subsistência vão ser qualificados para que tenham novas oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou ele.

Um total de R$ 250 mil foi investido para oferecer a estrutura de 936m², onde funcionará o Canteiro Escola. O público terá as seguintes oportunidades de formação: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras, além de Informática (nível básico). Os alunos também terão aulas complementares de Língua Portuguesa e Matemática. Os cursos vão funcionar de junho a dezembro deste ano e contam com o apoio da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG).

O trabalho de reaproveitamento dos resíduos garante, há mais de 30 anos, o sustento de aproximadamente 15 mil famílias do aterro e do seu entorno.

“O projeto visa minimizar os impactos do fechamento do lixão, ampliando as chances de geração de trabalho e renda para os catadores”, explicou o presidente da Faetec, Celso Pansera.

A seleção para as vagas acontecerá por sorteio, realizado em 16/06, também no local. O período para efetivação da matrícula será dos dias 18 a 20. E o início das aulas será em 25/06. O Canteiro Escola Jardim Gramacho fica na Rua Bragança, lote 321, quadra 202 – Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. Para chegar em Jardim Gramacho, é necessário pegar a Rodovia Washington Luiz, 6.720 - Jardim Gramacho (saída 120). O ponto de referência é o Feirão das Malhas.
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário